1. Acolhida: Slid - O lápis;
2. Entrega dos módulos do Gestar II e kit aos cursistas;
3. Conhecendo o material: Guia geral;
4. Dinâmica: Meta;
5. Estudo e síntese dos estudos da TP3, Unidade 9;
6. Análise de gêneros textuais ( Classificação ) ;
7. Seleção de atividades do AAA3;
8. Lanche;
9. Marcos em sua trajetória profissional;
10. Produção textual: Vendendo sua imagem;
11.Sugestões de leituras;
12. Leitura de textos autobiográficos e produção de uma biografia ou autobiografia;
13. Datas para Acompanhamento pedagógico;
14. Frequência;
15. Avaliação do encontro.
2ª. Formação ( TP3- Unidade 10 e 11:Trabalhando com gêneros textuais/Tipos textuais )
1. Acolhida: Fico assim sem você ( Adriana Calcanhotto );
2. Confirmação dos e-mail enviados;
3. Síntese dos estudos da TP3, Unidades 10 e 11;
4. Atividade em grupo;
5. Apresentação dos grupos ( Identificando as marcas textuais em cada texto/ os gêneros textuais );
6. Sistematização dos estudos ( sequências tipológicas );
7. Lanche;
8. Dinâmica: O foco;
9. Texto final: Dia das mães;
10. Lembrancinha às mães gestaleiras;
11. Frequência;
12. Avaliação do encontro.
3ª Formação ( TP3- Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais)
1. Acolhida: As placas ainda surpreendem;
2. Acompanhamento pedagógico ( relato );
3. Socialização de uma atividade interessante e bem sucedida de Língua Portuguesa;
4. Síntese dos estudos individuais da TP3, Unidade 12;
5. Dinâmica: Vende-se;
6. Lição de casa, pág.: 185 ( socializar );
7. Sintetizando as Unidades estudadas- formador ( slide );
8. Proposta de atividade ( TP3), pág.: 192 e 193;
9. Lanche;
10. Dinâmica: Baú literário;
11.Sugestões de livros, músicas, filmes;
12. Reflexão: O que você consideraria uma leitura " criativa " ?
13.Texto final: Balas de crescimento;
14.Frequência;
15.Avaliação do encontro.
4ª. Formação ( 1º. Plantão pedagógico )
Momento de atendimento,pelo formador, das dificuldades específicas dos professores, visa à discussão das estratégias de aprendizagem lançadas em seus estudos individuais e ao esclarecimento das dúvidas de implementação do programa em sala de aula. ( Guia Geral, pág.: 16 )
5ª. Formação ( TP3- Unidade 12- continuação )
1. Acolhida: Sobreviventes ( Slide );
2. Conclusão dos estudos da Unidade 12;
3. Lição de casa, pág.:187 ( socializar );
4. Produção textual: Notícia ( Jornal );
5. Texto complementar: Fases do projeto;
6. Portfólio virtual ( Blog )- texto e discussão;
7. Leitura compartilhada: Ler...
8. Lanche;
9. Dinâmina: Trocas;
10. Reflexão: Quem vai ensinar - e o quê - aos alunos do século XXI?
11. Mergulho do texto: Zoom ( Livro );
12. sugestões de filmes;
13. Texto final: O melhor vídeo do ano;
14. Reflexão: Somos todos letrados nesta sala? ou Vivemos em um país letrado?
15. Frequência;
16. Avaliação do encontro.
6ª. Formação ( TP4- Unidade 13- Leitura, escrita e cultura )
1. Acolhida: O exercício de ser professor, Vinício de Moraes;
2. Estudos da TP4 e síntese dos estudos;
3. Leitura compartilhada: Ampliando nossas referências, pág.: 54 e 55;
4. Portfólio virtual: criação do blog;
5. Lanche;
6. Mergulho no texto: Prazer de ler,Fabrício D. Viana;
7. Análise de atividades do AAA4;
8. Texto final: Porque o jovem não deve ler,Ulisses de Tavares;
9. Frequência;
10. Avaliação do encontro.
2. Entrega dos módulos do Gestar II e kit aos cursistas;
3. Conhecendo o material: Guia geral;
4. Dinâmica: Meta;
5. Estudo e síntese dos estudos da TP3, Unidade 9;
6. Análise de gêneros textuais ( Classificação ) ;
7. Seleção de atividades do AAA3;
8. Lanche;
9. Marcos em sua trajetória profissional;
10. Produção textual: Vendendo sua imagem;
11.Sugestões de leituras;
12. Leitura de textos autobiográficos e produção de uma biografia ou autobiografia;
13. Datas para Acompanhamento pedagógico;
14. Frequência;
15. Avaliação do encontro.
2ª. Formação ( TP3- Unidade 10 e 11:Trabalhando com gêneros textuais/Tipos textuais )
1. Acolhida: Fico assim sem você ( Adriana Calcanhotto );
2. Confirmação dos e-mail enviados;
3. Síntese dos estudos da TP3, Unidades 10 e 11;
4. Atividade em grupo;
5. Apresentação dos grupos ( Identificando as marcas textuais em cada texto/ os gêneros textuais );
6. Sistematização dos estudos ( sequências tipológicas );
7. Lanche;
8. Dinâmica: O foco;
9. Texto final: Dia das mães;
10. Lembrancinha às mães gestaleiras;
11. Frequência;
12. Avaliação do encontro.
3ª Formação ( TP3- Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais)
1. Acolhida: As placas ainda surpreendem;
2. Acompanhamento pedagógico ( relato );
3. Socialização de uma atividade interessante e bem sucedida de Língua Portuguesa;
4. Síntese dos estudos individuais da TP3, Unidade 12;
5. Dinâmica: Vende-se;
6. Lição de casa, pág.: 185 ( socializar );
7. Sintetizando as Unidades estudadas- formador ( slide );
8. Proposta de atividade ( TP3), pág.: 192 e 193;
9. Lanche;
10. Dinâmica: Baú literário;
11.Sugestões de livros, músicas, filmes;
12. Reflexão: O que você consideraria uma leitura " criativa " ?
13.Texto final: Balas de crescimento;
14.Frequência;
15.Avaliação do encontro.
4ª. Formação ( 1º. Plantão pedagógico )
Momento de atendimento,pelo formador, das dificuldades específicas dos professores, visa à discussão das estratégias de aprendizagem lançadas em seus estudos individuais e ao esclarecimento das dúvidas de implementação do programa em sala de aula. ( Guia Geral, pág.: 16 )
5ª. Formação ( TP3- Unidade 12- continuação )
1. Acolhida: Sobreviventes ( Slide );
2. Conclusão dos estudos da Unidade 12;
3. Lição de casa, pág.:187 ( socializar );
4. Produção textual: Notícia ( Jornal );
5. Texto complementar: Fases do projeto;
6. Portfólio virtual ( Blog )- texto e discussão;
7. Leitura compartilhada: Ler...
8. Lanche;
9. Dinâmina: Trocas;
10. Reflexão: Quem vai ensinar - e o quê - aos alunos do século XXI?
11. Mergulho do texto: Zoom ( Livro );
12. sugestões de filmes;
13. Texto final: O melhor vídeo do ano;
14. Reflexão: Somos todos letrados nesta sala? ou Vivemos em um país letrado?
15. Frequência;
16. Avaliação do encontro.
6ª. Formação ( TP4- Unidade 13- Leitura, escrita e cultura )
1. Acolhida: O exercício de ser professor, Vinício de Moraes;
2. Estudos da TP4 e síntese dos estudos;
3. Leitura compartilhada: Ampliando nossas referências, pág.: 54 e 55;
4. Portfólio virtual: criação do blog;
5. Lanche;
6. Mergulho no texto: Prazer de ler,Fabrício D. Viana;
7. Análise de atividades do AAA4;
8. Texto final: Porque o jovem não deve ler,Ulisses de Tavares;
9. Frequência;
10. Avaliação do encontro.
Olá,colega! Você já fez a 5ª oficina? eu farei nesta terça. Estou com dificuldade para postar fotos e os próprios relatos no blog. Você já recebeu a mensagem sobre a bolsa? E sobre a próxima formação, já sabe algo? Lenita não posta nada para mim.Estou meio/ quase chateada, se a turma não fosse tão boa...Parabéns pelo blog e pelas oficinas estão bem interessantes. Beijos!
ResponderExcluir